CentroTV

Piloto de 51 anos morre na queda de helicóptero em Castro Daire

Um helicóptero caiu durante o combate a um fogo no concelho de Castro Daire, tendo provocado a morte do seu único ocupante, o piloto.

Américo Sousa, tinha 51 anos, era o piloto da aeronave e muita experiência de voo e, em particular, no combate a incêndios, afirmou fonte da Everjets, proprietária do helicóptero, confirmando a notícia da morte.

Segundo o comandante operacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Rui Esteves, o helicóptero foi acionado para combater o incêndio em Cabril, Castro Daire, às 11H45 horas. Levantou voo de Armamar às 11H52 horas e chegou ao local das operações às 12H11 horas, onde efetuou duas descargas de água. Após embater em cabos de alta tensão, o helicóptero bateu no solo e incendiou-se. Eram 12H25.

O aparelho é um Esquilo AS 350 B3 e estava ao serviço da Everjets, colocado no Centro de Meios Aéreos (CMA) de Armamar.

A mesma fonte da Everjets explicou ao JN que o embate em cabos de alta tensão é um dos riscos associados à pilotagem de combate a incêndios, devido aos voos de baixa altitude, e uma das causas mais frequentes de acidentes.

A companhia anunciou, em comunicado, a abertura de um inquérito às causas do acidente.

Este é o terceiro acidente aéreo com mortos ocorrido este ano em Portugal, elevando para oito o número de vítimas mortais ocorridas desde Janeiro.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já lamentou, em comunicado, a morte do piloto.