Após um período de manutenção das instalações, que integrou a remodelação do sistema de monitorização e controlo do tratamento de água da piscina, a Piscina Municipal de Seia coberta, reabre na próxima segunda-feira ao público.
“A elevada utilização desta infraestrutura, com um registo diário de mais de duas centenas de pessoas, aliada à antiguidade das instalações e dos equipamentos a ela associada estão na base deste processo de melhoria e modernização introduzido pelo Município e que se traduz num investimento de 15.450 euros”, revela em comunicado enviado à CentroTV a autarquia senense.
Essencialmente, o novo sistema consiste na monitorização em tempo real dos parâmetros principais da água da piscina (ph, cloro livre e cloro combinado) e de sistemas de doseamento que atuam sobre os valores no imediato e com grande precisão. “Esta solução garante a melhoria da qualidade da água, devido a um uso mais criterioso de produtos, reduzindo de forma significativa o risco de contaminações microbiológicas, proporcionando simultaneamente mais conforto aos utilizadores e menos custos de operação”, assegura o município.
A edilidade sublinha ainda que a “intervenção na piscina, em conjunto com outras medidas de eficiência energética, constitui uma clara aposta da autarquia na melhoria da qualidade e eficácia do serviço público prestado. Referir, a este respeito, o sistema de painéis solares colocado para aquecimento das águas quentes e, mais recentemente, para o aquecimento da própria água da piscina, que tem permitido uma poupança de cerca de 40% na fatura energética”.