CentroTV

Piscinas de Mortágua encerradas devido à presença de legionella

As piscinas municipais de Mortágua estão encerradas, por tempo indeterminado, por ter sido detectada legionella no espaço.

A infeção por Legionella pneumophila pode provocar a febre de Pontiac (com sintomas semelhantes a uma gripe e geralmente pouco severa) e a doença dos Legionários, a manifestação mais grave de infeção por Legionella pneumophila e que consiste num tipo de pneumonia potencialmente fatal.

A Câmara Municipal de Mortágua responsável pelas piscinas adianta em comunicado que foi detectada legionella em fevereiro.

“Embora tal valor não determine o fechar a piscina optou-se pelo seu encerramento (por razões de segurança) e procedeu-se à limpeza geral de todos os equipamentos, bem como a substituição de alguns mais deteriorados”, revela ainda o documento público.

“Prevê-se que esses trabalhos decorram ainda durante o mês de Abril.Além dos inconvenientes para os utentes da piscina interior decorrentes da sua não utilização, não existem quaisquer perigos para a saúde pública, nas concentrações detetadas destes microrganismos”, adianta a autarquia.

Acrescentando em seguida que a “tentativa de ‘alarmismo’ que apareceu nas redes sociais são ‘fruto da época’ e cada um deve interpretar à sua maneira não nos cabe a nós técnicos desta instituição fazer juízos de valor. Fica sim a garantia que o nosso profissionalismo é e sempre foi em prol da segurança e bem estar de todos os nossos utentes e em especial as nossas crianças”.

O ex-presidente da Câmara e atual presidente da Assembleia Municipal disse ao Jornal do Centro está “revoltado” com a demora na divulgação do comunicado à população por parte do executivo liderado por Júlio Norte.

Afonso Abrantes considera  mesmo esta situação como “inaceitável”.

Lamentando ainda que as autoridades tenham tentado esconder um caso grave de Saúde Pública.

O presidente da Assembleia Municipal de Mortágua exige que este caso seja devidamente esclarecido.