A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou, ontem, a empreitada de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra, que pretende “dotar este equipamento das condições adequadas à prática desportiva de acordo com os normativos nacionais e internacionais”, refere a autarquia em nota de imprensa.
O objetivo é que a pista passe a ser “certificada para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento. A obra fica assim entregue à empresa Camacho Engenharia, S.A., que venceu o concurso público, e representa um investimento de cerca de 530.000 euros”.
A cerimónia pública, que contou com a presença do presidente da autarquia, Manuel Machado, e do vereador do Desporto, Carlos Cidade, foi “realizada no local onde vai decorrer a obra, cumprindo todas as recomendações de afastamento social indicadas pelas autoridades de saúde tendo em conta a pandemia da COVID-19”.
A CM Coimbra vai avançar com a empreitada de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra, que “apresenta, atualmente, um elevado estado de degradação, com anomalias ao nível do revestimento e da drenagem”.
Manuel Machado recordou que esta pista tem já 20 anos e que na altura foi pioneira e contou com “a colaboração prestimosa que foi dada por Carlos Lopes e Rosa Mota, que foram os orientadores desta pista”.
O presidente da autarquia sublinhou que esta será uma intervenção profunda para que a pista volte a ser elogiada como foi outrora por Carlos Lopes, por ter “excelentes condições”.
O autarca desafiou ainda a empresa que vai executar a obra a encurtar o prazo de conclusão, que é de 120 dias. “Seria interessante e útil. Como presidente da Câmara assumo este compromisso: quanto mais rapidamente se fizerem os autos de medição, mais rapidamente serão pagos”. “Infelizmente, algumas atividades económicas estão suspensas [durante a pandemia], por isso esta é uma oportunidade a não perder e, com toda a responsabilidade, aqui afirmo que estamos prontos para isso e para honrar o compromisso”.
Esta empreitada visa recuperar a pista de atletismo de acordo com os normativos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). O objetivo da autarquia é que esta infraestrutura desportiva esteja capacitada para acolher competições regionais, nacionais e internacionais, bem como para a iniciação ao atletismo e formação ao treino de alto rendimento.
Para isso, o investimento municipal é de 528.353,39 euros e depois de concluída a pista de atletismo do Estádio voltará a ser certificada, podendo voltar a receber, nomeadamente, competições internacionais. Atualmente, a pista é utilizada apenas para treinos.