CentroTV

PJ apreende 11,7 milhões de euros escondidos numa carrinha estacionada em Lisboa

A Polícia Judiciária apreendeu 11 milhões e 700 mil euros em notas escondidas no banco de uma carrinha estacionada em Lisboa – naquela que é a maior apreensão de sempre em Portugal de dinheiro proveniente de tráfico de droga.

“Foram ainda arrestados dois edifícios em Lisboa e congeladas contas bancárias com milhões de euros em depósitos, por branqueamento de capitais de uma rede internacional, liderada a partir do Brasil por um ex-major da Polícia Federal brasileira”, revela hoje a PJ em comunicado enviado à CentroTV.

Ao todo, foram apreendidos a esta rede mais de 60 milhões de euros em bens, incluindo 37 aviões, mansões e carros de luxo dos suspeitos de liderarem a organização internacional.

Nesta operação, que contou com o suporte da Europol nas vertentes da coordenação e da análise de informação, esteve também envolvida a Polícia Federal do Brasil, a Polícia Judiciária Federal da Bélgica (Federale Gerechtelijke Politie, Police Judiciaire Fédérale), o Cuerpo Nacional de Policia de Espanha, a Polícia Nacional da Holanda (Politie), a Polícia da Roménia (Poliția Română) e da Polícia do Dubai (القيادة العامة لشرطة دبي‎).

No passado dia 23, ao início da manhã, foram realizadas em simultâneo no Brasil, Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda um total de 179 buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo-se procedido à detenção de 45 suspeitos, 38 dos quais no Brasil, 4 na Bélgica, 1 em Espanha e 2 no Dubai.

“Os elementos disponíveis até ao momento indicam que a organização criminosa agora desmantelada foi responsável pela introdução de pelo menos 45 toneladas de cocaína por ano no continente europeu expedida a partir do Brasil por via marítima”, anuncia a concluir.