CentroTV

Planalto Beirão assinala Dia Mundial do Ambiente com maior mural de arte urbana da região Centro

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) está a preparar ummomento comemorativo no qual vai ser apresentado o maior mural de arte urbana de temática ambiental da região Centro.

“A comemoração do Dia do Ambiente será antecipada para a próxima sexta-feira, dia 4 de junho, e contará com inúmeras atividades, entre as quais jogos lúdicopedagógicos, oficinas de reutilização, ações encenadas e alguns equipamentos de lazer como insufláveis e um mural colaborativo”, adianta hoje a AMRPB.

Nesse mesmo dia, será “inaugurado o maior mural de arte urbana de temática ambiental da região Centro, com mais de 200m2 e que estará disponível no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, em Tondela”.

Em 2020,cada habitante do Planalto Beirão “separou um total de 39 kg de resíduos recicláveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro. Este valor representa um aumento de 7 kgpor habitante, por comparação com o ano anterior”, frisa.

No total, os 19 Municípios que integram a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, separaram “12.846 toneladas de resíduos recicláveis, o equivalente aum aumento de 22% face a 2019, o que representa um crescimento superior à média nacional, que se ficou pelos 13%”.

Estes resultados revelam que o “investimento realizado nos últimos anos, ao nível da rede de ecopontos e de meios de recolha, foram uma opção acertada, queassegurará a sustentabilidade do sistema de gestão de resíduos do Planalto Beirão, a longo prazo”.

Até ao final do ano transato, foram instalados mais 1.796 novos ecopontos. “

Para reforçar estes resultados positivos e incentivar a população a separar ainda mais”, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão está a “implementa rum Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, que pressupõe um conjunto de iniciativas, entre as quais a distribuição de um total de 100.000 conjuntos de mini ecopontos para a separação doméstica dos resíduos recicláveis; uma exposição itinerante que está a percorrer os 19 municípios, munida de equipamentos multimédia e conteúdos interativos lúdico-pedagógicos, que abordam a importância da Economia Circular e do contributo de cada um para a reciclagem dos resíduos de embalagem; workshops com operadores de comércio e serviços; sessões participativas nas escolas; concursos inter escolares; ações performativas nas ruas; ações promocionais em superfícies comerciais, entre muitas outras ações”.