CentroTV

Plantadas mil árvores em Gouveia no Dia Internacional da Floresta

O Parque da Senhora dos Verdes em Cativelos (Gouveia) vai ser o palco das actividades do Dia Internacional da Floresta promovidas pela REN e pelo Município de Gouveia com o apoio da QUERCUS.

O Parque da Senhora dos Verdes em Cativelos (Gouveia) vai ser o palco das actividades do Dia Internacional da Floresta promovidas pela REN e pelo Município de Gouveia com o apoio da QUERCUS.

A iniciativa reúne a participação das crianças e jovens do 1º e 2 ciclo do concelho de Gouveia em atividades de sensibilização e na plantação de 1000 árvores.

As acções do dia Internacional da Floresta em Gouveia são uma parceria entre a REN e o Município de Gouveia com o apoio da QUERCUS e as crianças envolvidas nas actividades vão participar em atividades lúdico pedagógicas de sensibilização ambiental.

Durante a manhã será promovido um percurso de natureza para os alunos do 1º, 2 e 3º ano do ensino básico. O percurso está orientado para desenvolver o contato das crianças com a natureza na identificação de espécie e práticas de sensibilização e protecção ambiental e decorre com a parceria de várias entidades do concelho de Gouveia.

Já os alunos do 4º ano do ensino básico participação na ação da REN “Heróis de toda a espécie”, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção. Concebida para complementar os programas escolares, esta iniciativa da REN utiliza abordagens interativas e dinâmicas, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos.

Todas as crianças envolvidas nas iniciativas serão chamadas posteriormente a plantar uma árvore proveniente da sementeira efectuada no ano passado.

Em 2016, o Município de Gouveia entregou kit’s de sementeira às escolas do concelho. As sementes foram colocadas pelas crianças em tabuleiros de sementeira e os alunos acompanharam o germinar das plantas. As couvetes de sementeira foram posteriormente entregues no horto municipal de Gouveia e as árvores serão agora transplantadas para solo definitivo no Parque da Senhora dos Verdes.

Já durante a tarde vai realizar-se uma ação com cerca de 100 crianças do 6º ano do concelho de Gouveia, num dos corredores por onde passam as infraestruturas de transporte de energia da REN.

A plantação de árvores autóctones nos corredores de passagem de energia geridos pela REN é uma prática de sustentabilidade ambiental que a empresa tem assumido e praticado em vários concelhos do país.

A ação de plantação contará com uma apresentação sobre a REN (trabalho desenvolvido, número de árvores plantadas, áreas abrangidas) e uma Acão de Voluntariado com a participação de crianças de escolas de Gouveia e convidados institucionais (Parceiros REN: Quercus, autarcas e outros organismos relevantes na região).