CentroTV

Plantas adotadas pelos estudantes da Universidade de Coimbra vão replantar quinta do Palácio de São Marcos

Chegou a hora de as plantas adotadas pelos estudantes da Universidade de Coimbra (ao abrigo do programa UC.Plantas, promovido pelo Jardim Botânico) encontrarem uma nova casa.

As 500 pequenas árvores, de oito espécies, que ao longo do último ano letivo foram acolhidas e conservadas pelos alunos da instituição, vão ser usadas para replantar a quinta do Palácio de São Marcos (São Silvestre, arredores de Coimbra), após os estragos provocados por um incêndio florestal e pela passagem da tempestade Leslie.

A iniciativa de reflorestação de parte deste espaço verde está marcada para dia 15 de fevereiro de 2019 (das 9h00 às 13h00) – incluindo também atividades de controlo de espécies invasoras e de limpeza de resíduos vegetais (deixados pelo incêndio de 2017 e pela tempestade de 13 de outubro). A UC convida os estudantes-adotantes a participarem nesta etapa final do UC.Plantas, oferecendo transporte e almoço.

O evento insere-se na missão de responsabilidade social da Universidade de Coimbra. “Com estas iniciativas, a UC pretende chamar a atenção dos seus estudantes para os cuidados que todos devemos ter com o ambiente e com o mundo que nos rodeia, tomando consciência da quota-parte de responsabilidade que temos na sustentabilidade ambiental”, explica Madalena Alarcão, vice-reitora da instituição.