CentroTV

Plataforma Coimbra 2030.PT lançada na FEUC

Decorreu ontem na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o lançamento da Plataforma COIMBRA2030.PT, projeto que decorre do trabalho de uma equipa pluridisciplinar de estudantes e docentes da FEUC ao longo dos últimos três meses.

“A Plataforma tecnológica dinâmica, desenvolvida em código aberto, integra um dashboard com acesso interativo que permite uma leitura fácil dos indicadores socioeconómicos e do impacto financeiro da Pandemia COVID19 no mapa dos 19 concelhos da Região de Coimbra”, adianta a CIM Região de Coimbra em nota de imprensa.

Estão ainda associadas à Plataforma “novas propostas de identidade visual e uma comunicação digital integrada com as redes sociais. uma plataforma com indicadores socioeconómicos e com informação de apoio à decisão política, bem como o desenvolvimento de relatórios do impacto financeiro da pandemia nos municípios da região”.

O projeto, desenvolvido sob a coordenação do CeBER – Centre for Business and Economics Research, da FEUC, resulta do trabalho desenvolvido, no âmbito da iniciativa “Verão com Ciência”, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e combinou o curso de verão – “Intervir na Região em Tempos de Crise”- com formação em investigação e desenvolvimento.

Durante três meses, 15 estudantes, de 7 cursos diferentes (licenciaturas em Administração Público-Privada; Design e Multimédia; Economia; Engenharia Informática, e Mestrados em Economia; Contabilidade e Finanças e Ciência da Informação), desenvolveram um programa interdisciplinar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no âmbito da resiliência económico-financeira de municípios da Região de Coimbra relativamente à crise pandémica.

“Recorda-se que a Plataforma Coimbra 2030, é um programa colaborativo conjunto da Universidade de Coimbra, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes, nascido em maio, no contexto da pandemia, para acompanhar e projetar o desenvolvimento da Região de Coimbra”, frisa.

O Programa incluiu “módulos de formação diversa tais como desenvolvimento regional; finanças municipais; políticas no contexto Covid-19; análise de cenários; gestão de serviços de informação; gestão de conteúdos; análise e visualização de dados; sessões com vários especialistas (sob a forma de conferências, ciclos de seminários e sessões in loco em municípios e serviços) e o desenvolvimento de projetos”.

No projeto estiveram envolvidos vários docentes da FEUC e da FCTUC, além dos coordenadores Luis Moura Ramos e Margarida Mano; peritos e especialistas em diversas temáticas, eurodeputados da região de Coimbra, e alguns responsáveis institucionais tais como Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Teve ainda hoje lugar a sessão de encerramento do Curso de verão, feito pelo diretor da FEUC, Álvaro Garrido, com a presença do Senhor Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e do Presidente da CIM RC, José Alexandrino.

Serão entretanto oportunamente apresentadas, em sessão pública, as conclusões e o estudo detalhado, feito nos 19 municípios da Região de Coimbra, sobre o Impacto Financeiro da Pandemia COVID19 nos Municípios da Região de Coimbra, produzido no âmbito do mesmo curso e que atesta a capacidade de resiliência dos territórios no contexto pandémico em que vivemos.