CentroTV

Plataforma elevatória para bombeiros venceu Orçamento Participativo de Poiares

Já é conhecida a proposta vencedora do Orçamento Participativo de Vila Nova de Poiares.

A abertura das urnas e contagem de votos decorreu na presença dos elementos da comissão de análise técnica do Município, do grupo de acompanhamento designado pela Assembleia Municipal, bem como dos autores/representantes das propostas apresentadas, numa sessão presidida por João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal.

No âmbito do Orçamento Participativo Geral, a proposta vencedora foi a aquisição de uma viatura com plataforma elevatória, apresentada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, num montante de 24.500,00 euros, sendo que no processo do Orçamento Participativo Jovem, a proposta vencedora foi o Campo de Treino para Escolinha de Infantes e Equipa Cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, no montante 24.984,70 euros, apresentada por Rúben Lopes. As propostas vencedoras serão agora devidamente analisadas e os respetivos montantes inseridos no Orçamento do Município para 2018.

Ao todo foram contabilizadas 426 participações, num total de 1704 votos admitidos, dado que cada votante tinha direito a quatro votos, distribuídos de forma diferente consoante a idade, resultando num processo onde todos se podiam pronunciar sobre todas as propostas a concurso, tando do Orçamento Participativo Geral, como do Orçamento Participativo Jovem.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “apesar da votação ser apenas presencial, e de apenas haver uma proposta no orçamento participativo jovem, registou-se uma adesão digna de registo, demonstrando que as pessoas são capazes de se mobilizar e mostraram vontade em participar e dar a sua opinião sobre as propostas a concurso”.

Esta foi a terceira edição do Orçamento Participativo em Vila Nova de Poiares, recordando que nas duas edições anteriores venceram projetos como a aquisição de uma viatura de transporte de doentes, entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, a repavimentação do campo de jogos da Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, a construção de um canil/gatil municipal e uma campanha de esterilização, vacinação, desparasitação, identificação e registo para animais de proprietários carenciados.

O mesmo responsável sublinhou que, “apesar do orçamento participativo ser uma realidade recente, com modelo e regras próprias, a participação alargada nas decisões e opções de investimento foi sempre uma prática deste Executivo, dando espaço e ouvindo a todos, auscultando as populações todos os dias, num contacto direto e próximo com os munícipes e também promovendo reuniões com as diferentes forças políticas, aquando da preparação do Orçamento Municipal, porque a democracia participada e participativa é um dos valores fundamentais da nossa ação”, concluiu