CentroTV

PO SEUR considera o projeto ClimAgir como exemplo de boa utilização de fundos comunitários

O projeto ClimAgir foi apresentado na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, no seminário público sobre a temática das “Alterações Climáticas Prevenção e Gestão de Riscos”, organizado pela Autoridade de Gestão do PO SEUR.

“Na ocasião, foram apresentados alguns projetos cofinanciados no âmbito de cada programa, que evidenciam resultados práticos na adaptação às alterações climáticas e prevenção e gestão de riscos, considerados merecedores de reconhecimento público, nomeadamente por constituírem boas práticas”, adianta a CIM Região de Coimbra.

O ClimAgir, projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, foi convidado a participar no evento por “ser diferenciador e demonstrativo do efeito prático de aplicação dos Fundos Estruturais e em particular do PO SEUR”.

Este seminário contou ainda com a presença dos alunos do Agrupamento de Escolas Escalada, da Pampilhosa da Serra.

“A mudança de mentalidades começa nos mais novos e, por isso, o projeto ClimAgir tem tido um grande impacto sobre a população, tendo já atingido cerca de 17 100 pessoas (sobretudo em idade escolar), que, de forma direta, participaram nas várias ações ao nível Regional”, refere ainda a CIM.

Na sessão de encerramento do seminário, Ana Carrilho, jornalista da Renascença, elogiou a forma como o projeto ClimAgir atua, referindo que é necessário “formar, informar, influenciar e sensibilizar desde a mais tenra idade e a todos os grupos populacionais», considerado que as atividades desenvolvidas são «uma forma muito direta, muito simples de chegar às populações e de chamar a atenção para as necessidades de mudança que são necessárias fazer”.

Recorde-se que o projeto ClimAgir foi criado com o objetivo de transmitir informação sobre as alterações climáticas, as suas causas, os seus impactos, do global para o local, com o intuito de sensibilizar toda a população para a alteração de comportamentos que todos temos de adotar. O projeto é dividido em várias dimensões, nomeadamente nas escolas, nos municípios, nas praias costeiras e fluviais e no âmbito da saúde pública

Executado no âmbito da candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão, o ClimAgir contribui para a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) e para a execução de algumas medidas do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) da CIM Região de Coimbra.