CentroTV

Podas cirúrgicas nos plátanos do Parque Manuel Braga-se arrancam hoje

No âmbito da empreitada em curso de requalificação do Parque Manuel Braga, em Coimbra, iniciam-se hoje podas cirúrgicas nos plátanos à beira rio.

O objetivo da intervenção, a “cargo de arborista devidamente habilitado contratado pelo empreiteiro, é permitir estabilizar os muros da margem ribeirinha sem que esta solução cause danos irreversíveis nestas árvores que marcam a paisagem urbana deste jardim municipal. Recorde-se que no âmbito desta empreitada serão posteriormente plantadas 55 novas árvores em todo o parque, que está a ser reabilitado, para além da requalificação do coreto, num investimento superior a 4,8 milhões de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”, sublinha a autarquia de Coimbra em nota.

A requalificação do Parque Manuel Braga que está em curso visa “melhorar o estado de conservação deste jardim municipal e estabilizar os muros da orla ribeirinha em toda a sua extensão, para além de requalificar o coreto, intervir no património arbóreo existente e plantar 55 novas árvores”.

Uma obra a cargo da 2empresa ABB – Alexandre Barbosa Borges, S.A., que venceu o concurso público, e que representa um investimento superior a 4,8 milhões de euros e tem comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadra-se no Plano de Ação de Regeneração Urbana do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra”, refere ainda a edilidade.

Em obra já foram previstas 2adaptações com vista a integrar medidas de mitigação do impacto da obra nos plátanos, tais como alteração da profundidade de escavação na zona radicular e integração de elementos de arejamento ao longo da laje de encabeçamento das microestacas”.