CentroTV

Poiares com orçamento de 10,3 milhões de euros

Com o valor global de 10.304.617euros, a Câmara de Vila Nova de Poiares aprovou, em reunião do Executivo, a proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2018, com a abstenção do vereador da oposição e os votos favoráveis da maioria socialista.

Apesar de condicionado pelos recentes incêndios que afetaram a região e o concelho, nomeadamente os incêndios de 15 de outubro, que obrigaram a reavaliar prioridades e à realização de um esforço suplementar, o Orçamento para 2018 “não deixa de respeitar e refletir as linhas de orientação estratégica definidas, identificando claramente os nossos princípios orientadores e as principais necessidades de investimento no concelho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques.

Lembrando que a “prioridade é a reconstrução e apoio aos que mais sentiram os efeitos dos incêndios”, onde também se inclui o próprio município, dado que tem também infraestruturas afetadas como é o caso do complexo da Fraga, o presidente da Câmara apontou como prioridade absoluta o apoio às habitações que têm de ser recuperadas, algumas de primeira habitação que, por isso, contarão com o apoio municipal.

Também o apoio às empresas e agricultores “não ficou de fora deste orçamento, onde haverá um reforço significativo das verbas afetas à proteção civil, desde a limpeza de estradas, taludes e algumas áreas florestais para onde será necessário canalizar investimentos”.

João Miguel Henriques reforça que a aposta foi a continuidade da política de gestão cuidadosa, transparente e de grande rigor, apresentando por isso “um orçamento realista, não empolado, em que a receita corresponde efetivamente à expectativa real da receita a cobrar”.

O mesmo responsável lembrou que apesar do processo de reequilíbrio realizado no anterior mandato, o Município “não deixou ainda de estar em situação de excesso de endividamento”, mesmo depois dos resultados muito significativos alcançados, relembrando que, “desde outubro de 2013 conseguimos reduzir mais de 20% da dívida encontrada, ou seja mais de quatro milhões de euros”.

Este factor foi essencial, disse, para agora “podermos apresentar algumas intenções de investimento que até há bem pouco tempo seriam impensáveis”, apontando o arranque da empreitada de requalificação do Mercado Municipal, orçada em cerca de 900 mil euros, mas também a infraestruturação do Polo II da Zona Industrial de Vila Nova de Poiares, com uma dotação para 2018 de cerca de 600 mil euros, financiada pelos fundos estruturais europeus através de uma candidatura já aprovada ao Centro 2020, repartida por três anos e que, em termos globais, representará um investimento de cerca de 2 milhões de euros.

A área social é outra das grandes preocupações do Município com uma dotação de cerca de 130 mil euros, onde se incluem os programas “Apoiar +”, os apoios com os transportes escolares e a gratuidade dos manuais escolares para o primeiro ciclo do ensino básico, num importante apoio às famílias do concelho.

O abastecimento de água e o saneamento são outra das grandes prioridades de investimento do concelho, num valor global de mais de 400 mil euros, sobretudo dirigidos ao cadastro e beneficiação da rede já obsoleta de abastecimento de água, mas também à reparação e ampliação da rede de saneamento básico.

2Depois do processo de recuperação financeira, queremos agora iniciar e dar seguimento ao processo de recuperação ao nível das infraestruturas básicas, da qualidade de vida dos Poiarenses e da afirmação definitiva do concelho e de todas as suas potencialidades no território e na região”, concluiu.