No âmbito do Projeto Erasmus+ Sport “Active Ageing Exchange”, um grupo de idosos participantes no programa ‘Fit Sénior’, promovido pelo Município de Vila Nova de Poiares, esteve esta semana em Mielec, (Polónia), acompanhados pelo presidente da Câmara e de dois técnicos responsáveis pela iniciativa.
Esta visita à cidade polaca – que é também geminada com Vila Nova de Poiares -, resulta da implementação do referido projeto “Active Ageing Exchange”, cujo principal objetivo é o de proporcionar um envelhecimento ativo à comunidade sénior do Concelho, e que pretende promover a troca de experiências entre diferentes realidades europeias, revela em nota a autarquia.
De acordo com João Miguel Henriques, presidente da Câmara, “numa sociedade cada vez mais envelhecida, a adoção de políticas que estimulem os seniores a manterem-se ativos tem repercussões positivas nos munícipes e no Município, desde logo em termos de saúde, mas também no campo da coesão social, melhorando a qualidade de vida dos idosos, fortalecendo os laços comunitários e promovendo uma comunidade inclusiva”.
Para o autarca, o “nosso objetivo deverá ser sempre o de proporcionar melhor qualidade de vida à população senior, garantindo que vivam de forma saudável, independente e integrada socialmente, combatendo o isolamento social», referiu João Miguel Henriques, destacando que «a definição de políticas neste campo deverá ser uma das prioridades da sociedade, sobretudo tendo em consideração a partir de 2025 Portugal será o país mais envelhecido da Europa”.

“Assim, e dadas as diferentes realidades de cada um dos municípios, esta foi uma oportunidade para que os responsáveis de Vila Nova de Poiares e Mielec pudessem partilhar as suas experiências e desafios na implementação de iniciativas deste teor, ao mesmo tempo que permitiu aos seniores um intercâmbio cultural único”, frisa a autarquia.
Segundo o município, a comitiva de Vila Nova de Poiares foi recebida na Câmara Municipal de Mielec, pelo recém-eleito presidente do município polaco, Radosław Swół, e por técnicos municipais responsáveis poir diferentes departamentos relacionados com a temática do envelhecimento ativo.
O Município de Vila Nova de Poiares tem em curso “uma série de projetos dirigidos à faixa de população mais envelhecida. Exemplo disso é o desenvolvimento de um software que permita, com base em conhecimento científico, delinear as melhores estratégias e boas práticas que promovam o envelhecimento ativo, com claros benefícios para a área da saúde através de investigação e recolha de dado, projeto que é financiado a 100% por fundos comunitários e que representa um investimento total de €400.000, com a duração de 24 meses”.
“Outro exemplo é o recém-criado Pólo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, instalado no edifício Municipal contíguo aos Paços do Concelho, e que tem por objeto a promoção de uma abordagem positiva ao envelhecimento, capacitando os profissionais destas áreas com competências para que possam oferecer melhores cuidados e serviços diferenciadores de alta qualidade com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos”, diz a concluir.