CentroTV

Poiares é Município Amigo do Desporto pelo quarto ano consecutivo

O Município Vila Nova de Poiares foi distinguido pelo quarto ano consecutivo, como “Município Amigo do Desporto”. Como forma de oficializar esse reconhecimento, a Bandeira e o Diploma que certificam a distinção foram entregues nos Paços do Concelho.

O momento simbólico contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, acompanhado do Vice-presidente com o Pelouro do Desporto, Artur Santos, e do presidente da Cidade Social, Pedro Soares, entidade que atribui o galardão, avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

João Miguel Henriques referiu que “este é mais uma vez o reconhecimento nacional do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal na área do desporto. É certo que a pandemia teve um impacto direto em particular nos grandes eventos de referência, que todos os anos são organizados no nosso Concelho, mas ainda assim foi possível desenvolver e promover uma política de desporto”.

Exemplo disso mesmo “foi a resposta do Município em 2020 à crescente procura por desportos de aventura e natureza, de que são referência os percursos pedestres da Ribeira de Poiares, da Serra do Carvalho e a Grande Rota do Alva, assim como a inauguração da parede de escalada com 41 vias situada junto ao Complexo das Piscinas da Fraga, bem como da pista de parapente, pista de btt, entre muitas outras, e que retratam o nosso compromisso na promoção da prática desportiva”, afirma o presidente da Câmara Municipal.

Por outro lado, João Miguel Henriques destacou também “o apoio às associações concelhias que, nesta matéria têm demonstrado grande capacidade de adaptação e resiliência, promovendo um conjunto de eventos, muitos deles de caráter nacional e internacional, e que se viram privadas de executar os seus planos, para além do forte investimento que o Município tem vindo a realizar na manutenção e requalificação dos equipamentos desportivos do concelho, fundamentais para o acolhimento das diferentes provas, campeonatos e troféus, com reconhecidos níveis de excelência e qualidade”, concluiu.

Na atribuição da distinção foram tidas em conta cerca de uma dezena de áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Para além disto, são também considerados aspetos relativos à gestão do desporto, mais concretamente ligados ao modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto e a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.