CentroTV

Poiares integra Rede Nacional de Coworking e Teletrabalho

O Município de Vila Nova de Poiares assinou hoje o acordo de cooperação para estabelecimento de espaços de teletrabalho nos territórios do interior, no âmbito da CIM-Região de Coimbra, passando assim a integrar a Rede Nacional de Espaços de Coworking «Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global».

A assinatura decorreu no Ministério da Coesão Territorial, na presença das Ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP), Alexandra Leitão.

Estes acordos de cooperação vão permitir o estabelecimento destes espaços de coworking, previstos no Programa de Estabilização Económica e Social, e contribuir para a dinamização dos territórios do Interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas, ao mesmo tempo que diminui a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica.

O teletrabalho e o coworking assumem particular importância para os territórios de baixa densidade na redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre regiões.

A rede agora constituída, alinhada com os objetivos do Programa de Valorização do Interior, pretende incentivar a fixação de pessoas no interior do país e promover a partilha de experiências e ideias entre trabalhadores de vários contextos e origens.