CentroTV

Poiares presta homenagem e dedica memorial a Phil Mendrix

Na data em que Filipe Alberto do Paço d’Oliveira Mendes (conhecido por Phil Mendrix) comemoraria 73 anos, o Município de Vila Nova de Poiares irá prestar-lhe uma homenagem e dedicar-lhe um simbólico memorial.

As comemorações terão lugar nos próximos dias 9 e 10 de Novembro, no CCP – Centro Cultural de Poiares, assinalando assim o nascimento do músico-guitarrista (10/11/1947) com ligações familiares a Vila Nova de Poiares, mais propriamente ao lugar da Venda Nova e que, faleceu em 2018.

“O desaparecimento de Filipe Alberto do Paço d’Oliveira Mendes, que nos deixa um enorme legado cultural na área da música, representou uma enorme perda para o Concelho, e cuja memória se pretende perpetuar com a inauguração de um mosaico de guitarra elétrica e placa alusiva ao músico e guitarrista, no dia 10 de Novembro, pelas 16h30, na entrada do CCP – Centro Cultural de Poiares”, anuncia o Município.

“No mesmo dia, 10 de novembro, pelas 21h30, terá lugar no auditório do CCP, o concerto “Somos Mendrix”, com os convidados especiais Manuel João Vieira, Chica Vinagre e Fast Edie Nelson, o qual, devido à capacidade limitada do auditório, em função das restrições atuais, será transmitido via Live Streaming, com a exibição também de vídeo, integrado com gravações de testemunhos de amigos, familiares e músicos”, revela a autarquia.

As comemorações do aniversário de Phil Mendrix, iniciarão, contudo no dia anterior, 9 de novembro, pelas 21h30m, no auditório do CCP, com a exibição de um documentário da vida do músico, realizado por Paulo Abreu.

“Com uma carreira extraordinária, em que passou pelos Chinchilas, Roxigénio, Ena Pá 2000, Irmãos Catita, entre muitos outros projetos, é assinalado por todos como uma referência que inspirou inúmeras gerações de guitarristas, ao nível dos grandes nomes internacionais, e que granjeou ao longo da sua carreira um enorme reconhecimento e admiração entre os seus pares”, salienta o Município de Vila Nova de Poiares.

O seu talento e o lado inovador na forma de abordar a guitarra, com um estilo próximo do de Jimi Hendrix e razão pela qual ganhou o nome artístico de Phil Mendrix, Filipe Mendes tornou-se um verdadeiro militante da causa rock em Portugal.