CentroTV

Poiares vai apoiar jovens na aquisição de habitações e arrendamento

Foi aprovado em reunião do Executivo Municipal o início do procedimento para a criação do Regulamento de Apoio ao Arrendamento e Aquisição de Habitação de Jovens de Vila Nova de Poiares, medida apresentada pela maioria socialista e que mereceu voto unânime.

De acordo com a proposta, o território “vem sofrendo de uma progressiva diminuição e envelhecimento da sua população residente”, a exemplo do que sucede de uma forma generalizada por todo o país, realidade que advêm “sobretudo, pela dificuldade em fixar jovens”, mas também devido às evidentes «dificuldades existentes no mercado de acesso ao arrendamento”.

O presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques,, adianta que esta iniciativa pretende ser “um contributo para a permanência dos jovens em Vila Nova de Poiares, permitindo que possam viver na sua terra, e, ao mesmo tempo, que não se quebrem laços tão importantes como o apoio familiar”.

Paralelamente, “estamos também a contrariar uma realidade dos municípios de baixa densidade que padecem da sua interioridade, ao combater a desertificação dos povoados, devolvendo-lhes a ‘vida’ e evitando a degradação do parque habitacional existente”, afirmou.

Aprovado que foi o início do procedimento para a criação do Regulamento de Apoio ao Arrendamento e Aquisição de Habitação de Jovens, e após publicação na página oficial do Município, será aberto o período para apresentação dos contributos para a sua elaboração, de forma a que possa ser o mais brevemente apresentado para discussão pública e consequente aprovação na Câmara Municipal e Assembleia Municipal.