CentroTV

Polares com iluminação LED

O Município de Vila Nova de Poiares está a proceder à susbstituição da iluminação pública do concelho para o sistema LED, no âmbito da implementação das políticas de eficiência energética.

A aldeia do Vilar foi a primeira aldeia a receber as novas luminárias, estando neste momento a decorrer os trabalhos para a instalação do sistema LED nas restantes localidades do concelho.

“A iluminação pública foi um dos maiores problemas que este executivo municipal herdou, nomeadamente um plano de reducão de custos energéticos que tinha desligado 60% das luminárias do concelho, causando alguns transtornos, mas sobretudo criando um sentimento de insegurança, com reflexos extremamente negativos especialmente nas camadas mais idosas da população”, revela em comunicado a autarquia.

Para o presidente da Câmara Municipal “esta era um dos principais motivos de reclamação das populações e é um enorme esforço que temos vindo a desenvolver no sentido de corrigir uma situação que era penalizadora para os cidadãos e que causava transtornos diretos e com impacto altamente negativo na vida das pessoas”, acrescentando que “finalmente conseguimos religar a iluminação no concelho e repor a normalidade, respondendo aos anseios das populações”.

A difícil situação financeira da Câmara Municipal “não permitiu resolver o problema logo nos primeiros anos, mas o esforço de equilíbrio orçamental e financeiro conseguido permitiu corrigir a situação ‘no terreno’, religando a iluminação no concelho, seguindo-se a substituição progressiva das lâmpadas” para a instalação de sistema LED.

Recorde-se que o Município tem neste momento em curso um procedimento decontratação pública para colocação de tecnologia LED na iluminação pública de todo o concelho, prevendo-se que esteja concluído até ao final de 2017.

A substituição para o sistema LED integra-se no âmbito das políticas de eficiência energética e que permite, não só a redução do custo energético, como também a redução da chamada ‘pegada ecológica’, constribuindo para um conjunto de medidas ‘amigas do ambiente’ que este Executivo tem promovido e que tansformam Vila Nova de Poiares num concelho cada vez mais sustentável.