A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em flagrante delito, no município de Coimbra, três homens, presumíveis autores do crime de abuso de cartão de garantia, mediante método conhecido como “vishing”, bem como de Branqueamento dos proveitos ilícitos, obtidos através de tais crimes.
A detenção ocorreu em flagrante delito e que permitiu desmantelar “uma organização criminosa que se dedicava à prática de crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento, branqueamento e falsidade informática”.
Os presumíveis autores do crime de abuso de cartão de garantia utilizavam o método “conhecido como ‘vishing’ [roubo de dados financeiros ou de documentos de identificação], bem como de branqueamento dos proveitos ilícitos obtidos”.
Em comunicado a PJ revela que foram apreendidos aos detidos diversos objetos relacionados com a prática dos crimes, bem como uma viatura topo de gama, recentemente adquirida por um dos detidos, e objetos que se presumem ouro e que serão também resultado dos procedimentos de branqueamento dos proveitos ilicitamente obtidos.
Os detidos, com atividades declaradas de especialista em publicidade e marketing/árbitro de futebol, músico e jogador online, com idades compreendidas entre 20 e os 42 anos, dois deles com abundantes antecedentes criminais e policiais pela prática de crimes de idêntica natureza, foram presentes às competentes autoridades judiciárias, tendo-lhes sido aplicada a medida de prisão preventiva.