A Polícia Marítima, em articulação com a Polícia Judiciária, a Marinha e a Força Aérea Portuguesa, intercetou uma embarcação de alta velocidade (EAV) que transportava 2.627 quilogramas de cocaína, a cerca de 50 milhas náuticas (aproximadamente 93 quilómetros) a sudoeste do Cabo Espichel.
A operação teve origem na partilha de informação do Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), que permitiu identificar uma embarcação suspeita de estar envolvida em atividades de tráfico de estupefacientes, a navegar em alto mar, na Zona Económica Exclusiva Nacional. A deteção contou com o apoio de um meio aéreo da Força Aérea Portuguesa.
No âmbito da operação “Buongiorno”, a embarcação foi acompanhada e monitorizada pelo Centro de Operações Marítimas da Marinha. Após tentar escapar às autoridades através de diversas manobras de fuga, a EAV foi perseguida, intercetada e imobilizada por elementos da Polícia Marítima.
No decorrer da ação, foram detidos os quatro ocupantes da embarcação — dois cidadãos espanhóis, um britânico e um albanês — tendo ainda sido apreendidos diversos equipamentos eletrónicos de navegação e comunicações, além da carga de droga.

A investigação prossegue sob coordenação da Polícia Judiciária, em estreita colaboração com as restantes entidades envolvidas na operação.







































































