CentroTV

Politécnico de Coimbra e CIM Região de Coimbra promovem DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra

A inauguração do DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, exposição coorganizada pelo Politécnico de Coimbra (IPC) e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), no âmbito do projeto @GIR/Gabinetes de Inovação Regional decorreu, no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra, no passado dia 14 de março.

Cristina Faria, diretora do Centro Cultural Penedo da Saudade (CCPS), abriu a sessão de inauguração reforçando a relevância desta exposição e o quanto estes desafios em parceria são essenciais para partilhar e dar a conhecer as obras dos artistas da nossa região.

De seguida, Érica Castanheira, vice-presidente do IPC, agradeceu a parceria da CIM RC com o IPC para a concretização do DENSO e sublinhou que a presença ativa do IPC no território, através do @GIR/Gabinetes de Inovação Regional, tem despertado para a riqueza cultural e artística desta região. Por fim, Raúl Almeida, vice-presidente da CIM RC, enalteceu o potencial de toda a região, agradecendo a participação ativa dos municípios que permitiram levar até ao CCPS uma mostra de elevado valor artístico com obras literárias, pinturas, esculturas, curtas-metragens, poetas, cinematografia, música, um programa notável que irá proporcionar cultura aos nossos cidadãos.

A exposição de obras de artista dos municípios da CIM RC, contou com a curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco. A exposição irá contar, igualmente, com uma exposição de obras literárias dos municípios e uma agenda paralela composta por seis grandes datas e eventos, que têm sempre início às 18 horas.

No dia 16 de março, haverá a “Quinta com curtas – Marmostra no Centro: uma extensão da mostra de curtas-metragens da Praia da Tocha”. No dia 17 de março, será apresentado o livro de poesia “O Sol incendeia o alarido das cigarras, de António Canteiro, poeta de Cantanhede.

No dia 21 de março, será celebrado o Dia Mundial da Poesia através da “Roda de Poesia” com poetas da Figueira da Foz e de Arganil. No dia 29 de março, serão as “Conversas de Viajante”, com Isabel Craveiro sob o “Projeto Artéria”.

No dia 31 de março, será exibido o filme “Terra Queimada” de Paulo Fajardo, da Mealhada. Por fim, no dia 6 de abril, haverá “Música ao Centro” com as tradições musicais da Quaresma contando com o Grupo Etnográfico de Arzila e o Grupo das Quintas de Vila Nova de Poiares.