CentroTV

Politécnico de Coimbra recebe 32 instituições de ensino superior estrangeiras na Global Week 2022

Os Gabinetes de Relações Internacionais do Politécnico de Coimbra organizam a quarta edição da Erasmus+ Global Week, subordinada ao tema “Erasmus+ Outside Europe: Moving Further”.

“Este ano, o evento decorre de 30 de maio a 03 de junho, e conta com 60 participantes de mais de 32 instituições de ensino superior estrangeiras europeias e não europeias, representando cerca de 20 países”, refere em nota o Politécnico.

Para Maria João Cardoso, pró-presidente do Politécnico de Coimbra, a Global Week 2022 representa o regresso destes eventos presenciais, “cruciais para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior e que durante dois anos não aconteceram devido à pandemia. Esta edição será particularmente intensa porque, para além do debate à volta do tema, constitui uma oportunidade para trabalhar com os parceiros presentes em projetos de cooperação em curso e em iniciativas para o futuro”.

O programa da semana, disponível em http://globalweek.ipc.pt, decorre em várias escolas e contempla diversas atividades organizadas por forma a permitir a participação da comunidade do IPC.

Do programa, é de “destacar a conferência internacional sob o tema “Erasmus+ outside Europe moving further”, a decorrer na manhã do dia 31 de maio, a partir das 9h30 no auditório do ISCAC, e conta com as presenças da Agência Nacional ERASMUS+, da presidente da Forges e vice-reitora da Universidade Católica, Margarida Mano, e ainda da investigadora Luciane Stallivieri, docente da Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em várias organizações internacionais da área da internacionalização do ensino superior.

A Feira Internacional vai ter lugar no dia 1 de junho, no ISEC, a partir das 14h30 e conta com a participação das instituições de ensino superior presentes.

“Este evento será uma excelente oportunidade para estudantes, funcionários e docentes conhecerem e contactarem diretamente com instituições de ensino superior estrangeiras que podem representar parcerias de interesse, nomeadamente como potenciais destinos das suas mobilidades internacionais”, sublinha o Politécnico.

No dia 2 de junho estão previstos dois seminários com especialistas em diferentes temáticas – “International Credit Mobility (ICM)”, com Tomás Lorenzana da Universidad de Almeria e “Capacity Building for Higher Education (CBHE)”, com a dinamização de Ana Tavares da Incoma (Training and Research Centre). As iniciativas agendadas no âmbito do programa social permitirão aos participantes conhecer parte do património cultural, artístico e gastronómico da região.