CentroTV

Políticos e celebridades no centro de mega escândalo sexual

São mais de 1400 os suspeitos identificados pelas autoridades da Grã-Bretanha, indica o The Telegraph.

Incluem 76 políticos, 135 celebridades da televisão, cinema e rádio, 43 pessoas do mundo da música e sete do desporto.

As autoridades da Grã-Bretanha revelaram esta quarta-feira que estão a investigar mais de 1400 suspeitos no âmbito de uma operação centrada nas alegações de abusos sexuais continuados a crianças por parte de políticos e celebridades.

Conta o The Telegraph que a NPCC (National Police Chiefs Council) adiantou que dos 1433 suspeitos, 216 já faleceram e 261 são “pessoas conhecidas do público” – 76 políticos, 135 celebridades da televisão, cinema e rádio, 43 pessoas do mundo da música e sete do desporto.

As autoridades indicam, ainda, esperar receber cerca de 116 mil queixas de abusos sexuais até ao final de 2015, um aumento de 71% face ao ano de 2012.

Recorde-se que, em 2012, Gary Glitter foi a primeira pessoa detida no âmbito da investigação policial a abusos de menores perpetrados ao longo de décadas pelo ex-apresentador da BBC Jimmy Savile, que morreu em 2011.

A investigação policial começou após a transmissão, em outubro, de um documentário na estação ITV com testemunhos de alegadas vítimas, que desencadeou centenas de novas queixas.

O escândalo afetou também a BBC devido à suspeita de que terá ignorado sinais destes abusos, alguns dos quais poderão ter acontecido nas instalações da estação pública, para a qual Savile trabalhou durante muitos anos na televisão e rádio.