CentroTV

Pólo Gastronómico em Viseu

Viseu vai lançar projeto inovador a nível nacional. Trata-se de um “Pólo Gastronómico” que quer agregar oferta turística dos sabores da região, criar novas e autências experiências de gastronomia e assumir-se como um dos elementos de sustentabilidade do território.

No dia 25 de Fevereiro, o auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu vai ser palco de um seminário pioneiro “Gastronomia no Turismo para a Sustentabilidade do Território, promovido pelo recém criado Pólo Gastronómico Centro de Portugal.

Esta iniciativa surge com o objetivo de reforçar a importância da Gastronomia na oferta turística dos Destinos e como elemento essencial da sua sustentabilidade e ainda sensibilizar para a necessidade de se criarem mais experiências de valor com base na gastronomia local.

O seminário destaca-se, desde logo pela diversidade das intervenções: Viseu Destino de Gastronomia e o Turismo Gastronómico na Região Dão Lafões, a Co-criação de Experiências Gastronómicas, Certificação de Destinos Turísticos Sustentáveis.

O ponto alto do evento será a apresentação do projeto do Pólo Gastronómico Centro de Portugal.

No final sobem ao palco os produtos regionais, pela mão da Chefe Carolina Salgado com uma experiência única – Eat with locals Queijo da Serra da Estrela. O Pólo Gastronómico Centro de Portugal é a entidade promotora do evento. Também colaboram na organização a Viseu Marca, o Instituto Politécnico de Viseu, o IEFP e a Biosphere Portugal, representante de referenciais internacionais de turismo sustentável reconhecidos pelo GSTC – Global Sustainable Turism Council.