A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, inaugura na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, a Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença (UICC) da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), no Hospital Distrital de Pombal, e presidirá à sessão de apresentação dos investimentos do Município de Pombal relativos à remodelação e construção de novas unidades de saúde no concelho, num valor global superior a 10 milhões de euros.
Financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a nova Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença (UICC) contou com um apoio financeiro até ao valor de 208.321 euros para aquisições de mobiliário e equipamento para o apetrechamento daquela valência.
A UICC tem uma capacidade para 15 camas, que visa o tratamento e supervisão clínica, continuada e intensiva, para cuidados clínicos de reabilitação, na sequência de internamento hospitalar, recorrência ou descompensação de processo crónico, que possibilita a recuperação e incremento da qualidade de vida dos doentes.
O desenvolvimento desta Unidade permite a referenciação mais precoce para cuidados de reabilitação, com importante impacto na prevenção de sequelas de imobilidade e na concretização dos objetivos clínicos, relativos à cognição, deglutição, função sensitivo-motora, função cardiorrespiratória, bem como na recuperação funcional, ganhos de autonomia e de qualidade de vida.
A UICC da ULSRL possibilita ainda o crescimento do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, que se traduz num aumento de resposta ao nível dos cuidados de reabilitação aos doentes do ambulatório.
Após a inauguração da UICC no Hospital Distrital de Pombal, a Ministra da Saúde presidirá, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, à sessão de apresentação dos investimentos que o Município de Pombal vai realizar num valor global superior a 10 milhões de euros, também financiados pelo PRR.
Em causa está a remodelação e ampliação do Centro de Saúde de Pombal, no valor de 4 milhões de euros, que permitirá uma melhor capacidade de resposta e dignidade aos utentes, para além de disponibilizar outras respostas de cuidados de saúde primários aos utentes.
Os restantes investimentos referem-se à construção da Unidade de Saúde do Vale do Arunca (para servir as freguesias de Redinha, Almagreira e Pelariga) e as Unidades de Saúde de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, e de Carnide, Vermoil e Meirinhas, num valor a rondar os 2 milhões de euros cada.
As futuras infraestruturas, consensualizadas com a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e as respetivas juntas de freguesia, permitirão melhorar as condições para os profissionais médicos, enfermagem e técnicos, melhorando igualmente a qualidade da resposta assistencial às populações, com mais valências e serviços.
Considerando que “precisamos urgentemente de mais profissionais de saúde, elemento fundamental para a coesão territorial”, o presidente da Câmara Municipal de Pombal enaltece a importância de investir na melhoria das condições de trabalho e de atratividade, nomeadamente “em melhores infraestruturas para melhorar a qualidade da resposta assistencial às populações, com mais valências e serviços.”
“Temos vindo a trabalhar em estreita articulação com a Unidade de Saúde Local da Região de Leiria e temos vindo a fazer o que é possível no âmbito das nossas competências, considerando que esta é uma estratégia prioritária e urgente”, refere Pedro Pimpão.