Inaugurado em 1940, o Portugal dos Pequenitos é um espaço cultural e turístico de referência nacional, que promove o conhecimento da história, da cultura e do património portugueses junto de diferentes gerações de visitantes.
A celebração coincide com a programação do Festival Artes no Parque, que decorre no mesmo dia e se prolonga até 10 de junho. Os visitantes podem assistir, às 11h00, ao concerto de música ao vivo de Mário Ventura e, às 14h30, à atividade “Pequenos em Movimento”, dinamizada pelo Ginásio Supera.
Ao longo do dia, estão também disponíveis diversas atividades permanentes distribuídas pelo Parque, incluindo espaços dedicados à criatividade, às artes, à gastronomia, à multiculturalidade e às tradições populares portuguesas. A programação contempla ainda oficinas temáticas, jogos de descoberta para famílias, espetáculos no Palco do Mundo e animação itinerante contínua, com personagens, performances visuais e momentos surpresa para visitantes de todas as idades.
Para o diretor do Portugal dos Pequenitos, Nuno Gonçalves, “assinalar os 86 anos do Parque é também uma oportunidade para recordar o percurso realizado e reforçar o compromisso com a sua constante valorização. O Portugal dos Pequenitos soube preservar a identidade ao longo das décadas, adaptando-se aos desafios contemporâneos e às expetativas dos visitantes, sem perder a essência que o tornou uma referência nacional”.
Ao longo dos últimos anos, o Parque tem vindo a consolidar um processo de renovação e modernização, através da requalificação de espaços, do reforço da oferta cultural e educativa e da criação de novas experiências para os visitantes. “Estamos a construir o futuro do Portugal dos Pequenitos com ambição e responsabilidade. As obras de expansão, com a construção de novos edifícios, representam um investimento estratégico na qualificação do Parque, que permitem melhorar as condições de acolhimento, diversificar conteúdos e criar novas oportunidades de fruição para quem nos visita”, sublinha Nuno Gonçalves.
O projeto de ampliação inclui a criação de uma nova área de cerca de um hectare dedicada à arquitetura contemporânea portuguesa, com a representação de obras de referência nacional como o Pavilhão de Portugal, a Casa das Histórias de Paula Rego, a Casa da Música, o Terminal de Cruzeiros de Leixões e o Bar à Margem.
Todas as atividades que acontecem no dia 8 de junho e durante o festival “Artes no Parque” estão incluídas no preço de entrada no Parque e não requerem marcação prévia.
Recorda a reportagem vídeo:






































































