Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, Portugal acolhe pela primeira vez o Congresso Ibero-americano de Cultura, que contará com um elenco de especialistas, governantes, académicos e profissionais do setor cultural provenientes de 22 países para refletirem sobre a cultura como um bem público essencial e global.
Este encontro assume um papel de relevo no fortalecimento das relações multilaterais entre os países ibero-americanos no domínio da cultura, sendo o primeiro dia do Congresso marcado pela realização de uma reunião de alto nível entre os ministros da Cultura da Ibero-América, sob o tema “Cultura e Igualdade: uma agenda em construção”.
Portugal tem, atualmente, seis Programas, Iniciativas e Projetos Adstritos da Cooperação Ibero-Americanos (PIPA) de Cultura, num investimento anual de mais de 500 mil euros. Estes programas abrangem as áreas da museologia, artes performativas, arquivos, cinema e audiovisual.
“Portugal está comprometido com a promoção das expressões culturais partilhadas no universo ibero-americano. Mesmo não partilhando a mesma língua, há uma proximidade cultural entre estes países que é um fator de enriquecimento das relações multilaterais”, afirma o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
O VIII Congresso Ibero-americano de Cultura terá lugar no Centro Cultural de Belém e é organizado pelo Ministério da Cultura de Portugal, o Camões – Instituto da Cooperação e da