CentroTV

Portugueses preferem fazer férias em território nacional

Um inquérito realizado pelo Observador Cetelem conclui que cerca de 97 por cento dos portugueses admite que o seu destino de férias seja o território português.

Este inquérito tem como objetivo analisar a intenção dos portugueses relativamente às suas férias. 26 por cento dos portugueses planeia ir de férias até Agosto e 37 por cento ainda não sabe se aproveitará estes primeiros meses pós-pandemia para fazer o seu descanso de verão.

As praias (67%) aparece em primeiro lugar como sendo o destino de preferência, seguido pela cidade (34%) e por último o campo (27%). Quanto aos inquiridos com idade entre os 65 e 74 anos a preferência é o campo (84%).

Mais de metade dos portugueses pretende fazer férias fora da sua residência principal, as casas alugadas, secundárias ou de familiares são a escolha da maioria para ficar hospedado (74%). 7% dos inquiridos preferem ficar hospedados num alojamento de turismo rural e apenas 5% mencionam os hotéis.

Relativamente às despesas, em média, pretende gastar cerca de 900 euros, menos 32% face ao ano de 2019. Isto representa um declínio de 450 euros.

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem 2020 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen, tendo como amostra 1.000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade, via telefone.