CentroTV

Possível tratamento à Covid-19 desenvolvido em Cantanhede

A solução terapêutica desenvolvida pela Crioestaminal de tratamento à Covid-19 foi apresentada na reunião da Câmara Municipal de Cantanhede no dia 10 de novembro, no Biocant Park.

O projeto foi apresentado por André Gomes, CEO da Crioestaminal, que na ocasião explicou os contornos do desenvolvimento do SLCTmsc02, medicamento experimental à base de células estaminais do cordão umbilical expandidas.

Depois de concluídas as fases de controle de qualidade, de validação de todo o processo e de qualificação, o primeiro lote desta solução terapêutica constituída por doses de 100 milhões de células estaminais mesenquimais (MSCs, na sigla inglesa) está disponível para ser usada nos infetados com Covid-19 que se encontrem em condição de enfermidade grave.

Segundo o CEO da empresa “o desenvolvimento deste medicamento experimental em tempo record foi possível graças a dois fatores determinantes: o recente investimento da empresa em instalações únicas em Portugal para a produção de terapias avançadas à base de células e o know-how e apoio dos nossos parceiros, designadamente o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Instituto Superior Técnico, no âmbito do projeto MSCellProduction”.

A presidente da Câmara de Cantanhede enalteceu “a participação da Crioestaminal no combate à pandemia de Covid-19, combate que tem mobilizado as mais prestigiadas empresas e entidades científicas de todo o mundo, o que é motivo de grande orgulho para todos quantos têm as suas raízes em no concelho. A Crioestaminal é um exemplo, um grande exemplo de empreendedorismo na rentabilização do conhecimento numa área tecnológica e científica de ponta e eu congratulo-me muito pela reputação sólida que a empresa soube construir a nível internacional desde a sua fundação, ainda na fase embrionária do Biocant Park” afirmou Helena Teodósio.