As duas praias fluviais do concelho de Coimbra, do Rebolim e de Palheiros e Zorro, foram distinguidas, novamente, com os galardões de Bandeira Azul e “Praia Acessível – Praia para Todos”.
As bandeiras foram hoje, dia 30 de junho, hasteadas nas duas praias, em cerimónias que contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva e do vereador com o Pelouro do Ambiente, Carlos Matias Lopes.
“É a terceira vez que a praia do Rebolim é distinguida com o galardão de Bandeira Azul e de praia acessível para todos”, refere a autarquia.

“Já a praia de Palheiros e Zorro mantém as duas distinções, sendo que é detentora da Bandeira Azul já há 12 anos”, adianta.
“De forma inédita foi também hasteada a bandeira com os símbolos ColorAdd, numa parceria da Águas do Centro Litoral com a ColorAdd, ONG, cuja missão incide no apoio e na inclusão de pessoas com daltonismo”, frisa o município. “Esta parceria, que contou este ano pela primeira vez com a associação do Município de Coimbra, prevê a implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos em 32 praias costeiras e fluviais da região”, acrescenta.
“Os símbolos vão estar, ainda, colocados nas bandeiras convencionais que sinalizam as condições dos rios. Dessa forma, a identificação da bandeira hasteada em cada momento será efetiva junto da população daltónica”.

A Bandeira Azul é, pois, “um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”, pode ler-se no website da ABAE. O programa Bandeira Azul da Europa é, pois, considerado e reconhecido como um eco-label para operadores turísticos, decisores e público em geral.
Já a classificação “Praia Acessível – Praia para Todos” é atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), com colaboração da APA e Turismo de Portugal, I. P., e garante o cumprimento dos requisitos legais em vigor relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida