Janeiro de Baixo, Pessegueiro e Santa Luzia obtiveram o galardão Qualidade de Ouro, pela Quercus.
Para a obtenção da classificação “Praia com Qualidade de Ouro”, a Quercus refere em comunicado que “de acordo com os critérios definidos em 2022”, deverão ser respeitados critérios como a “qualidade da água “excelente” nas últimas quatro épocas balneares (de 2017 a 2020)”. As praias deverão ainda apresentar resultados igualmente imaculados nas rigorosas análises à água, efetuadas na última época balnear (2021), sendo que também não se pode ter registado “qualquer tipo de ocorrência/aviso” de desaconselhamento ou proibição da prática balnear, no ano anterior à atribuição.
Há cerca de uma década que o referido galardão tem sido sucessivamente atribuído a praias fluviais em Pampilhosa da Serra. A praia de Pessegueiro, por exemplo, é “Qualidade de Ouro” de forma ininterrupta desde o ano 2012. As constantes distinções espelham não só a excelente qualidade da água do concelho, como também a preocupação do Município com a preservação ambiental e a valorização do património natural do território.
Para a época balnear de 2022, a Quercus identificou 440 praias (costeiras e fluviais), com “Qualidade de Ouro” em Portugal, sendo que desse lote apenas 72 correspondem a praias fluviais/interiores.
No distrito de Coimbra, os concelhos de Arganil e Cantanhede contam igualmente com 3 praias fluviais “Qualidade de Ouro”, Lousã e Penacova receberam duas distinções, enquanto que Coimbra, Góis, Oliveira do Hospital e Penela, possuem, em 2022, uma praia fluvial com o referido galardão.