Os vencedores dos prémios da Comissão Europeia Regiostars são amanhã apresentados em Ostrava na República Checa.
A CentroTV está em Ostrava a acompanhar as cerimónias da entrega dos Regiostars.
Para a edição de 2023, foram apresentadas um total de 228 candidaturas de toda a União Europeia, concorrendo ao prémio principal em seis categorias:
As categorias são: “Uma Europa competitiva e inteligente; Uma Europa verde; Uma Europa conectada; Uma Europa social e inclusiva; Uma Europa mais próxima dos cidadãos; e a categoria tema do ano (2023 Ano Europeu das Competências).
“Estas categorias refletem os objetivos políticos do período de programação 2021-2027, juntamente com um tema específico estabelecido para cada concurso”, sublinha em nota a Comissão Europeia.

Além das seis categorias, o público também é convidado a votar no seu projeto preferido entre os finalistas.
Os 30 projetos finalistas deste ano, selecionados por um júri externo, provêm de vários países da UE – Bélgica, Bulgária, Chéquia, França, Países Baixos, Polónia, Portugal e Espanha.
A rede das Aldeias do Xisto, na região Centro, é o projeto português finalista dós Regiostars.
Desde a sua criação em 2008, os Prémios REGIOSTARS “reconhecem projetos inovadores e financiados pela UE no âmbito da Política de Coesão, com o objetivo de inspirar outras regiões e gestores de projetos em toda a Europa a seguirem os seus passos”.
O concurso anual “tornou-se o selo de excelência da Europa para projetos financiados pela UE, que demonstram o impacto e a inclusão do desenvolvimento regional”, conclui.