CentroTV

Prepare-se para bater o dente com o frio polar que aí vem

Uma massa de ar polar vai provocar uma descida das temperaturas, prevendo-se que os próximos dias sejam os mais frios do inverno.

O norte e centro de Portugal serão as regiões mais afetadas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, à exceção de Faro, todos os distritos vão registar temperaturas mínimas entre os zero e os seis graus negativos, pelo menos até ao próximo fim de semana.

Queda de neve, em especial nas serras da Peneda Gerês, Montalegre, Montesinho e Estrela, que poderá descer até aos 400/600 metros de altitude, acumulando até aos 5 cm no fim do dia de hoje nas regiões do norte e do centro.

Ontem, a neve caiu com intensidade na serra da Estrela e nos distritos de Viseu e Vila Real, obrigando ao corte de estradas.

Na Estrela, as vias de acesso à Torre estiveram encerradas. Segundo a Estradas de Portugal, entre novembro e 29 de janeiro, as vias do Maciço Central (Piornos-Torre-Lagoa Comprida) estiveram encerradas 226 horas, quase dez dias. O Turismo do Centro defende uma solução que garanta o acesso permanente à Torre.

Ainda assim, o corte das estradas não afasta turistas. “Vale a pena vir à Serra. As Penhas da Saúde estão cobertas de neve e o cenário é espetacular”, diz Marco Encarnação, que ontem viajou desde Portimão. Para hoje prevê-se chuva e neve acima dos 1200 m de altitude.

Os dias seguintes serão de sol, mas com muito frio.

Fonte: CM