A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um alerta para um “ciclone-bomba” que vai atingir Portugal esta quarta e quinta-feira.
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para as próximas 48 horas, “precipitação forte, vento forte, agitação marítima e queda de neve”
Para hoje o IPMA prevê períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, a norte do Cabo Mondego durante a manhã e no litoral Norte, a partir do final da tarde.e ainda p recipitação persistente nas regiões montanhosas do Minho e Douro-Litoral, podendo exceder 40 mm em 6 horas, com vento forte, com rajadas até 70 km/h no litoral Norte e, no final do dia, com rajadas até 90 km/h no Norte e Centro. Também agitação marítima na costa ocidental, a norte do cabo Raso, com ondas de 4 a 5 metros.
Para amnhã, quinta-feira, dia 2 de novembro o IPMA alerta para períodos de chuva, por vezes forte, a norte do sistema montanhoso MontejuntoEstrela até ao início da manhã, passando a regime de aguaceiros a partir da manhã, com possibilidade de queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude. Já o vento vai soprar forte nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 100 km/h. Haverá ainda agitação marítima forte a sul do cabo Raso, com ondas de 5 a 7 metros (podendo atingir 14 metros de altura).
O agravamento das condições metereológicas coincide com a tempestade Ciarán, uma “tempestade poderosa” que, segundo adianta a Organização Mundial da Meteorologia, vai atingir partes da Europa nos próximos dois dias, com “ondas altas, vento e chuva”.
A organização da ONU adianta que foram emitidos “alertas metereológicos” para o Reino Unido, Irlanda, França, Portugal e Espanha.