CentroTV

Presidente da Câmara da Lousã está contra a venda a privados da ERSUC

O presidente da Câmara da Lousã rejeita venda da participação no capital da Empresa de Resíduos Sólidos do Centro (ERSUC).

O autarca eleito pelo PS, remeteu, no passado dia 12 de maio, uma carta ao presidente do Conselho de Administração da Parpública – entidade responsável pelo processo de privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF) – rejeitando a venda da participação que a autarquia detém no capital da ERSUC.

“Embora a operação permitisse ao Município um encaixe financeiro muito significativo”, Luís Antunes “rejeitou esta possibilidade nos termos propostos, nomeadamente devido ao facto de neste processo de privatização não serem prestadas garantias quanto à eventual subida do preço das tarifas”, revela a autarquia em comunicado.

Luís Antunes destacou ainda que, “mantendo esta participação, será possível ter alguma influência sobre a política de preços da empresa, salvaguardando o interesse do Município e dos Munícipes e continuar a exigir um serviço de qualidade e que esta posição traduz também a oposição ao processo de privatização da gestão dos resíduos”.

Recorde-se que, na reunião de 3 março, o executivo municipal da Lousã subscreveu, por unanimidade, uma tomada de posição do presidente da Câmara, contra a privatização da EGF e contra os novos estatutos da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).