CentroTV

Presidente da Câmara de Coimbra acusa oposição de “forças de bloqueio” por chumbarem orçamento para 2020

Manuel Machado

As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento para 2020 da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, no montante de 150,8 milhões de euros, foi chumbado pela Assembleia Municipal.

O presidente da autarquia, Manuel Machado (PS), acusa os partidos da oposição de bloquearem o desenvolvimento de Coimbra, impedindo a aplicação de um orçamento superior em 50 milhões de euros comparativamente com o de 2019.

O autarca salientou que foi eleito “para valorizar Coimbra com base num programa eleitoral sufragado pelo povo” e que não deixará que “bloqueiem a cidade de Coimbra”.

O presidente da CMC afirmou que não há negociações que agradem a todos e que não vai tentar negociar com quem quer “bloquear Coimbra”. Manuel Machado deixou a ideia que parte da situação decorrente da não aprovação do orçamento pode ser resolvida tecnicamente.

O Orçamento foi chumbado com 24 votos favoráveis (23 do PS e um da CDU) e a abstenção do presidente da Junta de freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Andrade.

Os 26 votos contra vieram do Partido Social Democrata (PSD), Movimento Somos Coimbra (SC), Cidadãos por Coimbra (CpC), Centro Democrático Social (CDS), Movimento Partido Terra (MPT), Partido Popular Monárquico (PPM) e restantes deputados da Coligação Democratica Unitária (CDU).

Hoje o PSD, movimento independente “Somos Coimbra” e o PS vão realizar conferências de imprensa sobre este chumbo do orçamento.