CentroTV

Presidente da Câmara de Nelas critica censura da ministra da Saúde ao número de casos Covid-19

Borges da Silva é o atual presidente da Câmara eleito nas listas do PS

O presidente da Câmara de Nelas, Borges da Silva (PS), critica a censura da ministra da Saúde à divulgação do números de casos Covid-19.
“Informam-se todos os munícipes que desde o dia de ontem 11 de Abril, a única comunicação que é efetuada aos Presidente de Câmara como responsáveis pela proteção civil municipal por parte da Sra. Delegada de Saúde por indicação da Sra. Ministra da Saúde é apenas a relativa ao número de testes COVID-19 que deram positivo e o número de indivíduos anteriormente positivos que se consideravam curados”, adianta a autarquia em comunicado.
Face a esta posição, “particularmente porque a mesma dificulta e até impede as autarquias de realizar integralmente e com zelo as funções face comunidade que representam (até de defesa da saúde de quem lida com casos COVID positivos como bombeiros, profissionais de saúde ou da área de apoio social ou a quem cabe a vigilância mais ativa como a GNR de confinamento obrigatório) e até dificulta ou impede o apoio dos Serviços Municipais aos indivíduos afetados e respetivas famílias (ainda que com a discrição que a situação impõe)”, a Câmara Municipal apresentou “já o seu protesto, considerando inadmissível que seja considerada estranha ao sistema de proteção civil quando tanto, até por aplicação do princípio da subsidiariedade pela proximidade e aptidão para solução dos problemas, lhe é solicitado ou mesmo imposto”.
No mesmo comunicado público o Município de Nelas informa que até domingo dia 12 de abril, foi “reportado no Município de Nelas, pelas autoridades de saúde competentes, mais um caso de diagnóstico positivo de COVID-19;
Assim, face a esta informação, o total no Concelho, passou a ser de 18 indivíduos com diagnóstico COVID-19 positivo, sendo que 2 indivíduos entretanto se encontram já curados, como anteriormente se informou, e outro faleceu (em consequência de patologias associadas a outras doenças graves)”.