CentroTV

Presidente da Câmara de Penacova desmente notícia da Lusa

Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova

O presidente da Câmara de Penacova emitiu hoje um comunicado sobre uma notícia ontem difundida pela agência Lusa.

É este o comunicado na integra:

“Em consequência do recente mediatismo provocado por nota da LUSA, amplamente difundida nos Órgãos de Comunicação Social, o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, entende, por dever de verdade e correta informação, esclarecer os penacovenses.

  1. Ontem (dia 24-09-2020), durante a manhã, fui interpelado pela LUSA – Agência de Notícias de Portugal. O objetivo deste órgão de comunicação social era tão-só fazer um ponto de situação do surto COVID-19 registado em Penacova.
  2. Atendi à mesma pretensão da Rádio Mundial FM, de Vila Nova de Poiares. As duas conversas tiveram, entre elas, um intervalo de 10 (dez) minutos, pelo que o teor de ambas foi o mesmo. Relativamente à LUSA, não posso afirmar, mas, a entrevista à Mundial FM estará, com certeza, gravada!
  3. Da entrevista à LUSA, foi divulgado um “take”, por aquela agência, difundido para os Órgãos de Comunicação Social. É absolutamente falsa a alusão propagada pelo senhor vereador Pedro Barbosa de que o Município emitiu um comunicado. Ele referiu falsamente que “foi obviamente a reprodução de comunicado de imprensa enviado pela câmara”. A Câmara não enviou qualquer comunicado. A desinformação perpetrada pelo senhor vereador Pedro Barbosaé uma forma de tentar fazer aproveitamento do Covid-19, que temos de repudiar veementemente.
  4. Pelo que li nos Órgãos de Comunicação Social, há duas ideias erradamente propagadas:
  5. a) A de que eu tinha encerrado 3 (três) restaurantes devido a infeção por COVID-19;
  6. b) A de que Penacova tinha 65 (sessenta e cinco) casos ativos de COVID-19.
  7. Importa esclarecer que a decisão de encerrar os 3 (três) restaurantes, não foi minha. Não cabe à Câmara Municipal de Penacova, nem ao seu Presidente, “mandar” encerrar restaurantes. Foram sim, as Gerências de cada um deles que, de uma forma responsável, decidiram encerrar os seus estabelecimentos quandodetetaram a existência de infetados com COVID-19, entre os colaboradores dos mesmos.
  8. Não entendo a surpresa de alguns. Todos nós sabemos, e é público, que estes restaurantes se encontram encerrados. Não desde ontem, ou anteontem, mas desde o dia 7 de setembro. E, reforço, encerrados de forma responsável pelas suas gerências! A ter que ser dada esta notícia, deveria tê-lo sido, com referência a essa data, 7 de setembro.
  9. Só à luz de um lamentável equívoco as notícias podem ter referido, erradamente, que no concelho de Penacova “há 65 pessoas com a doença”. Há, sim, desde o início da Pandemia, 70 (setenta) casos positivos (à data de 22 de setembro), aos quais há que deduzir os, felizmente, recuperados e os, infelizmente, falecidos, para aferir qual o número de casos ativos. Atualmente temos 30 casos ativos no Concelho.
  10. Tal como não entendo que, outros jornalistas, com certeza, também experientes, replicam notícias, factos e afins, sem cuidar de aferir se os mesmos são reais. Mas esse, é um problema que me ultrapassa e terá que ser o setor da Comunicação Social a resolver.
  11. Não entendo, ainda, a obsessão que alguns têm pelo número de casos, quando já todos devíamos saber que, o nosso comportamento, individual e coletivo, deve ser o mesmo, tenhamos 0 (zero) ou 100 (cem) casos.
  12. Como referi na entrevista à LUSA, as entidades públicas e privadas de Penacova têm feito um esforço adicional, para que tudo volte à normalidade possível, inclusive os restaurantes em causa que estão a trabalhar no sentido dereabrirem logo que se encontrem reunidas as condições para o efeito.
  13. Os restaurantes não estãoinfetados. As pessoas é que estavam/estão. E espero que, quando reabrirem, os que lhe deram destaque ontem, também o deem nesse momento. Eu irei a esses restaurantes, tal como estou a ir a outros estabelecimentos, pela confiança na sua atitude responsável.
  14. Por último, as Redes Sociais, que não acompanhei, mas que todos já sabemos o que lá encontramos e, infelizmente, com cada vez menos exceções. Peço que não deitem por terra todo o empenho e o trabalho que uma grande equipa está a fazer relativamente a esta Pandemia, em Penacova, em total dedicação à nossa comunidade. Só juntos poderemos vencer este flagelo mundial”.