A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, acompanhou, durante a tarde de hoje, em conjunto com Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, numa visita à vila do Caramulo.
A visita, organizada pelo Turismo Centro de Portugal, teve início no Caramulo Experience Center, com a receção do diretor, Salvador Patrício Gouveia, e terminou no antigo sanatório infantil e grande sanatório.
Durante a visita, Carla Antunes Borges apelou à sensibilidade da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços para que exista apoio da Tutela na requalificação do antigo sanatório e do sanatório infantil, sendo que este último já tem um projeto para que seja lá instalado o Museu do Brinquedo, realçando ainda as potencialidades existentes na vila do Caramulo.
“Se não houver ajuda do Estado Central é de todo impossível que nós, por muito resilientes que sejamos, consigamos ir ao encontro daquilo que é a necessidade de requalificarmos estes edifícios para que o Caramulo se torne um produto turístico integrado”, explicou a presidente da Câmara.
Carla Antunes Borges deu ainda a conhecer que o objetivo da autarquia é criar “uma rede de museus, com várias experiências, para que os visitantes possam acrescentar àquilo que é o desfrutar da natureza a vivência cultural e artística, ligada ao setor automóvel, bem como a outras áreas”, realçando a importância da necessidade de um auditório, que será construído no antigo sanatório para receber grupos empresariais.
A presidente aproveitou ainda a visita para dar a conhecer a Rita Marques que o Município de Tondela tem vindo a fazer, nos últimos anos, um investimento na vila do Caramulo, quer ao nível da requalificação urbana, quer ao nível da rede de saneamento e abastecimento de água, que está em fase de conclusão, num valor superior a três milhões de euros com apoio de fundos comunitários.
A secretária de Estado mostrou-se sensível aos projetos a implementar na vila do Caramulo e deixou o compromisso da realização de uma futura visita técnica especializada para que se possa fazer um estudo que averigue quais os melhores instrumentos financeiros aplicáveis na requalificação dos edifícios.