CentroTV

Presidente da Câmara de Tondela suspende o mandato

Presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus

O presidente da Câmara de Tondela pediu a suspensão do mandato, a partir de 15 de janeiro, por 180 dias, depois ter sido condenado a prisão suspensa e perda de mandato, apesar da sentença ainda não ter transitado em julgado.

“Nestas últimas semanas, tenho sido sujeito, em desrespeito absoluto pelo princípio da presunção de inocência, a condicionantes e a uma pressão, que não posso aceitar”, afirma o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, em comunicado.

O autarca do PSD foi condenado no passado dia 26 de novembro, no Tribunal de Viseu, a cinco anos de prisão, com pena suspensa e perda de mandato.

José Jesus foi condenado por um crime de peculato e dois de falsificação de documento. O tribunal provou que o autarca se apropriou de dinheiro público ao receber pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias, quando na verdade fez as viagens em viaturas do município.

“Nunca deixarei de defender convicções e valores de dignidade e de honorabilidade”, adianta ainda o edil no comunicado.

Acrescentando que, “verifica-se uma alteração das condições inerentes à posição de algumas pessoas, face aos valores de coesão e compromissos antes assumidos”.

“Estas atitudes adulteraram, neste momento, de forma grave, o espaço do exercício pleno do mandato para o qual fui legítima e democraticamente eleito”, frisa.

“A implicação das condições políticas referidas, que considero críticas, são a razão em que fundamento e solicito a suspensão do meu mandato, por um período de 180 dias, de acordo com o n.º 2 do art. 77.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, podendo a requerida suspensão ser interrompida, também nos termos legais”, refere ainda o autarca tondelense.

Decidiu assim suspender o mandato, “terá efeitos a partir de 15 de janeiro”, mas mostra “a disponibilidade possível – pelo superior interesse do concelho – para cooperar com a equipa que se mantenha em exercício”.