CentroTV

Presidente da Câmara do Porto ameaça sair da Associação Nacional de Municípios Portugueses

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto

O presidente da Câmara do Porto vai propor a saída da autarquia da Associação Nacional de Municípios, que tem sede em Coimbra, por causa do processo de descentralização.

Rui Moreira acusa a organização, agora presidida por Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, de não ouvir os autarcas e de manter uma postura de cumplicidade com a administração central, avança hoje o Jornal de Notícias.

A proposta para abandonar a associação que representa os municípios, que irá a votos na Assembleia Municipal, é justificada pelo “total fracasso da ANMP em desempenhar as funções que lhe estão estatutariamente atribuídas”.

Para o autarca do Porto, a proposta apresentada ao Governo pelas duas áreas metropolitanas (Lisboa e Porto), após a cimeira sobre a descentralização, realizada em março de 2018 em Sintra, não teve efeitos.

Rui Moreira diz que “num ato de absoluto boicote”, a ANMP fez acordos com o Governo “sem ouvir os municípios e sem estar para tal mandatada, ignorando os seus interesses e preocupações legítimas”.