CentroTV

Presidente da Iniciativa Liberal visitou Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Associação Académica de Coimbra

João Cotrim Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal (IL), iniciou ontem em Coimbra a campanha eleitoral para as eleições legislativas de 30 de Janeiro, com uma visita ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e à Associação Académica de Coimbra (AAC).

No CHUC, João Cotrim Figueiredo, reuniu com o seu Conselho de Administração, presidido por Carlos Santos, num encontro em que foi acompanhado pelo cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal no círculo eleitoral de Coimbra, o médico-dentista Orlando Monteiro da Silva, além do director de campanha da IL Coimbra, Tiago Meireles Ribeiro, e de dirigentes locais do partido.

“Tivemos ocasião de reunir com o Conselho de Administração do CHUC, a quem agradecemos o esforço efectuado durante estes dois anos de pandemia. Disseram-nos que o que mais aprenderam com a pandemia foi a necessidade de terem autonomia para se adaptarem às dificuldades. Essa autonomia tem de passar por coisas tão simples como a possibilidade de recrutar pessoal, a possibilidade de remunerar de forma diferente e variável esse pessoal e a possibilidade de celebrar contratos-programa com objectivos concretos, pelos quais os gestores hospitalares se responsabilizam. Ou seja, medidas que já funcionaram, por exemplo nas PPP e que acabaram quase todas por pressão ideológica do Bloco de Esquerda. Uma coisa que foi dita claramente hoje por estes gestores hospitalares é que não é uma questão de recursos, não é uma questão de atirar mais dinheiro para cima do problema, é uma questão de reforma integral do sistema”, sublinhou à saída João Cotrim Figueiredo, em declarações aos jornalistas.

“Colocámos a reforma do SNS como prioridade do programa exactamente porque achamos que quem não quer reformar o Serviço Nacional de Saúde é quem está a contribuir para a sua implosão e para, no fundo, não prestar cuidados de saúde suficientes aos portugueses. A nossa reforma pretende abrir a prestação de cuidados de saúde à concorrência, mantendo o papel financeiro do Estado, mas deixando que as pessoas escolham o prestador de saúde que mais lhes interessa. Não vamos inventar a roda. O Liberalismo funciona em muitos sítios, este modelo está testado, na Alemanha ou na Holanda, onde há um serviço de saúde muito mais responsivo às necessidades das pessoas e com custo comparável”, acrescentou o presidente da IL.

Após a visita ao CHUC, a comitiva da IL seguiu para a sede da Associação Académica de Coimbra, onde Cesário Silva, presidente da direcção-geral da AAC, entregou a João Cotrim Figueiredo um caderno de encargos com as medidas que os estudantes de Coimbra consideram prioritárias no Ensino Superior.

Já sem Cotrim Figueiredo, os estudantes conduziram Orlando Monteiro da Silva, Tiago Meireles Ribeiro e outros dirigentes locais do partido por uma visita guiada às instalações, após o que se seguiu uma reunião conjunta, em que Cesário Silva deu conta das principais preocupações dos estudantes, nomeadamente o financiamento do Ensino Superior, a habitação, a valorização do mérito e a acção social escolar, entre outros temas. Ficou estabelecido o compromisso de consultas mútuas sobre temas de interesse para a AAC e para os estudantes junto da Assembleia da República e do poder político.

Recorde-se que a Iniciativa Liberalse apresentaàs eleições legislativas de 30 de Janeiro com a ambição de ser a primeira escolha de quem vota no distrito de Coimbra. A lista por Coimbra tem como primeiro nome o independente Orlando Monteiro da Silva, actual Presidente da Associação Nacional dos Profissionais Liberais e Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas entre 2001 e 2020. O segundo nome é o de Tiago Meireles Ribeiro, que foi o candidato da IL à Câmara Municipal de Coimbra nas eleições autárquicas de Setembro.