CentroTV

Presidente da República em Coimbra com investigadores portugueses no estrangeiro

Decorreu hoje o 5.º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro (GraPE) no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do reitor da UC, João Gabriel Silva, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, entre outras personalidades.

A edição deste ano, ‘GraPE2016 – Pensar Portugal em Territórios do Futuro’, teve como objetivo fundamental promover a interação e discussão entre os graduados portugueses no estrangeiro e em Portugal e surgiu no seguimento dos colóquios anteriores, nomeadamente: ‘Percursos em Ciência: Diversidade contra a Adversidade’ (Lisboa, 2012), ‘Migrações Científicas: Ir e Voltar’ (Porto, 2013), “Portugueses sem Fronteiras: Criatividade e Inovação” (Lisboa, 2014) e ‘RE: inventar portugal – Portugueses dentro e fora’ (Guimarães, 2015).

O evento, em que se abordou a progressão das carreiras profissionais e académicas, dentro e fora de Portugal, constituiu uma oportunidade única de estabelecimento de novos contactos e fortalecimento dos existentes no seio desta comunidade.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que os cientistas e investigadores portugueses no estrangeiro são embaixadores “particularmente qualificados” de Portugal no mundo.

Acrescentando que os embaixadores “substanciais ou materiais ou, se quiserem, informais, mas que não são menos importantes do que os formais”, frisou, dirigindo-se à plateia de cerca de 150 pessoas, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

“E o que tem de novo a vossa comunidade é que é muito qualificada. E ser muito qualificada a responsabilidade é maior”, argumentou Marcelo Rebelo de Sousa.

À semelhança dos anos anteriores, o GRraPE pretendeu promover a reflexão e discussão sobre as perspetivas nacionais e internacionais disponíveis para os portugueses graduados, no panorama atual, e antecipar o futuro do mercado de trabalho.

A iniciativa, de dinâmica internacional, é uma iniciativa única em Portugal, que reúne portugueses graduados distribuídos pelo mundo, convidando-os a partilhar experiências profissionais e a trocar ideias que contribuam para que o nosso país cresça em novas oportunidades.