O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugura hoje o Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede.
O inicio da cerimónia está marcado para as 15h00.
O Museu da Arte e do Colecionismo nasce da ação benemérita de Cândido Ferreira, médico, colecionador e escritor da Gândara, que doou ao Município de Cantanhede um acervo constituído por cerca de 800 mil peças reunidas em cerca de 100 coleções, que serão colocadas ao serviço da causa do desenvolvimento sociocultural e económico do Município de Cantanhede, adianta a autarquia.
Este Museu será um “equipamento de grande relevância patrimonial, deixando antever enormes benefícios para o Município de Cantanhede, quer no âmbito da oferta museológica e cultural, quer ao nível da atratividade turística e, em função disso, também de atratividade económica. Trata-se de um projeto pioneiro a nível nacional e, nos moldes em que está previsto, inovador a nível mundial”.
Este novo equipamento cultural “desempenhará uma função estruturante em todo o edificado, nomeadamente como espaço expositivo do grande acervo reunido pelo Dr. Cândido Ferreira, que será agrupado em grandes unidades temáticas, sob a coordenação do prof. Doutor Fernando Baptista Pereira, o qual definiu um programa museológico adequado à musealização das coleções, no que diz respeito à organização dos espaços, percursos temáticos e condições de exposição que permitam tirar o melhor partido possível do grande valor patrimonial das diferentes coleções”.