O Presidente da República diz que a vida profissional de Joaquim Norberto Pires, de 55 anos, “reflete uma enorme diversidade de interesse e saberes”, lamentando a morte “prematura e inesperada” do professor universitário, terça-feira na sequência de acidente de moto no IC2 na Mealhada.
“O Professor Doutor Joaquim Norberto Pires desenvolveu uma profícua e diversificada carreira enquanto académico na sua área de especialidade, nomeadamente ao serviço da Universidade de Coimbra”, destaca Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no ‘site’ oficial da Presidência.
Na sua opinião as qualidades científicas e o sentido de intervenção e serviço à comunidade levaram Joaquim Norberto Pires a desempenhar “inúmeros cargos relevantes”.
Norberto Pires foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Membro dos Conselhos Nacionais de Ciência e Tecnologia e de Empreendedorismo e Inovação, e vereador na Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, entre muitos outros.
Apresentando as condolências à família, à Universidade de Coimbra, amigos e colegas, Marcelo frisou que Norberto Pires serviu “com dedicação a comunidade que teve o privilégio de se cruzar com ele”.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Universidade de Coimbra também manifestaram pesar pela morte de Norberto Pires, que foi presidente da CCDRC e era membro do Conselho Geral da academia.
“Foi com profunda tristeza e consternação que tomámos conhecimento do falecimento do professor Norberto Pires”, refere uma nota de pesar da Comissão de Coordenação, liderada por Isabel Damasceno, considerando que se trata de “uma notícia muito triste” para a CCDRC “e que deixa a Região Centro, a academia e o país mais pobres”.
O funeral de Norberto Pires decorre hoje. Pelas 13h00 o corpo chegará à capela da Universidade de Coimbra e às 15h00 prosseguirá o velório até ao cemitério da Conchada.