CentroTV

Presidente da República no concelho de Tondela um ano depois dos incêndios

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje o concelho de Tondela, numa altura em que se assinala um ano sobre os trágicos incêndios de outubro do ano passado.

A passagem pelo concelho de Tondela incluiu uma visita às antigas instalações da Farmácia da Lajeosa do Dão, que foram afetadas pelas chamas e obrigaram a que passasse a funcionar provisoriamente no edifício da Junta de Freguesia.

Recorde-se que, o farmacêutico Hugo Ângelo conseguiu que a população continuasse a ter medicamentos disponíveis no dia a seguir aos incêndios, neste espaço improvisado.

Nesta visita à farmácia, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, entregou ao Presidente da República o calendário “Tondela ano I depois de Outubro”, que tem a particularidade de contar com fotografias captadas pelas objetivas de diversos fotógrafos do concelho.

Miguel Valle de Figueiredo, Márcio Ribafeita, Carlos Fernandes, Carlos Teles, Manuel Martins, Valentim Branquinho e Zé Tavares cederam imagens para este calendário, que tem como principal característica começar a 15 de Outubro.
Trata-se de um calendário de parede que ilustra, acima de tudo, a capacidade regeneradora da nossa comunidade, sempre pronta a recomecar.

O produto da venda deste calendário tem como destino a conta solidária “Reabilitar Tondela “.
Ao início da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa marcou ainda presença na inauguração do Centro de Incubação de Tondela do Grupo Valouro.

Esta empresa, localizada na Zona Industrial de Tondela (Adiça), ficou totalmente destruída pelos incêndios de outubro do ano passado.

Um ano depois, o grupo inaugura uma nova unidade, reconstruída de raiz, em que amplia a sua capacidade produtiva., num investimento próximo dos 7 milhões de euros.
Ainda deve ser enaltecido o facto de neste período não ter ocorrido a dispensa de nenhum dos quase 50 colaboradores.