CentroTV

Presidente da Ucrânia convidado para falar na Assembleia da República

A Conferência de Líderes aprovou, esta manhã, por maioria, o convite ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para discursar numa sessão solene no Parlamento português.

Os convites para que chefes de estado estrangeiros discursem perante o Parlamento, mesmo que por videoconferência, têm que partir do Presidente da República.

Esta informação foi transmitida pelo PAN em comunicado, quando ainda está a decorrer a reunião da conferência de líderes parlamentares.

“O PAN viu hoje ser aprovado em conferência de líderes, o seu requerimento dirigido ao presidente da Assembleia da República [Augusto Santos Silva] com vista à organização de uma sessão solene de boas-vindas ao Presidente da Ucrânia, com a participação à distância” de Volodymyr Zelenskiy “em reunião plenária”.

O PCP Votou contra a proposta, considerando que Zelensky tem tido “um conjunto de posicionamentos numa lógica de confrontação”, pelo que não concorda com a sua intervenção no Parlamento português.

“A Assembleia da República deve ter um papel não para contribuir para a escalada da guerra, da confrontação, do conflito, mas um papel que deve ser de defesa da paz”, afirmou.

A deputada do PCP acrecentou ainda outro argumento: que estas intervenções têm sido tradicionalmente feitas em caso de visitas de chefes de Estado a Portugal, o que não é o caso. Recorde-se que a proposta do PAN, agora aprovada, segue para o Presidente da República, que se encarregará de fazer o convite para o discurso, por videoconferência.