A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, inauguraram este domingo (19 de novembro) ao final da manhã o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do concelho tondelense.
A obra representou um investimento superior a 388 mil euros, apoiado em 50 mil euros pelo Estado, através do Programa Para a Construção e Modernização de Centros de Recolha Oficiais de Animais de Companhia, informa em nota a autarquia de Tondela.
Na cerimónia inaugural a presidente da autarquia disse que este “não foi um projeto fácil de construir”, tendo obrigado a “muita reflexão”. Ainda assim salientou que esta é uma obra “que a todos vai orgulhar”.
“O que temos hoje aqui são novas instalações que vão permitir resolver muitos problemas que temos no nosso concelho de animais errantes, que estão em famílias de acolhimento. Isto vai-nos permitir criar uma pequena resposta mediante as necessidades que temos”, afirmou Carla Antunes Borges, acrescentando estar convicta de que o CROA “ficará cheio logo” que abra ao público.
“Temos uma lista de espera muito grande, quer de animais jovens, crias, quer de adultos, que estão em famílias de acolhimento e em voluntários”, explicou, deixando um agradecimento especial a estas pessoas que recebem em suas casas estes patudos.
A autarca garantiu que no novo canil/gatil os animais terão melhores condições. Além disso, o próprio serviço prestado à comunidade melhorará.
O CROA só abrirá portas ao público no início do mês de janeiro de 2024.
A presidente da Câmara adiantou que até lá o edifício será equipado com o material em falta, que ainda não foi entregue.
Carla Antunes Borges anunciou ainda que o município vai lançar no início do próximo ano uma campanha para promover a adopção de animais, sobretudo dos mais velhos.
“Iremos lançar em janeiro uma campanha de estímulo para adoções de animais com mais idade. Sabemos que as crias são aquelas que, por norma, são mais facilmente adoptadas, mas nós queremos estimular a adopção daqueles animais que estão há mais tempo no canil por forma a promover uma resposta positivamente diferenciadora para esses animais”, justificou.
“Esta nova campanha terá associado um pacote de apoio, nomeadamente com alimentação e apoio clínico durante algum tempo de modo a estimular a adoção destes animais”, avançou.
Já o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, felicitou a presidente da Câmara pela obra agora inaugurada. “Este pequeno apoio de 50 mil euros [do Programa Para a Construção e Modernização de Centros de Recolha Oficiais de Animais de Companhia] acabou por produzir uma obra que está acima dos 300 mil euros”, sublinhou.
“Dar aqui uma saudação à vereação de Tondela por encarar o apoio de 50 mil euros como o primeiro de um passo muito maior que tinha que fazer. Este é um equipamento que responde a um tema de hoje, que é o bem-estar animal, um tema de hoje que há muito as câmaras municipais adoptam”, argumentou.
Carlos Miguel disse ainda que agora será preciso “muito empenhamento” na realização de iniciativas com vista à adoção dos animais no canil “para que os cães comecem a sair e que não sobrelotem estes espaços que por regra geral estão sempre sobrelotados”.
A inauguração do novo canil/gatil contou com a presença de todos os vereadores no executivo municipal, de vários presidentes de junta e de membros da Assembleia Municipal, além de diversos técnicos do município.
O CROA de Tondela funciona na Avenida Ao Tom D´ella, junto ao Estaleiro Municipal. O espaço tem capacidade para albergar 20 cães.
O edifício é composto por três blocos, o primeiro dos quais dedicado à parte dos serviços, com uma receção/secretaria, um gabinete veterinário e várias salas para observação/vacinação, enfermagem, esterilização e cirurgia, recobro ou higienização, entre outras.
No segundo módulo encontram-se as 10 celas, que atendendo à sua dimensão poderão receber até dois cães. Cada um destes espaços tem uma zona de recreio. Já no terceiro bloco estão localizadas as celas para cães perigosos e para o isolamento de animais.
O CROA de Tondela tem ainda uma área dedicada a gatos. O gatil possui 15 metros quadrados e uma zona de recreio exclusiva.