O iParque e a VentilAQUA, empresa especializada em soluções de alta tecnologia para o tratamento de águas residuais, assinaram a escritura de aquisição do lote 9, esta segunda-feira, dia 11 de setembro, na Câmara de Coimbra.
“Com esta aquisição, ficam totalmente ocupados os 18 lotes da 1ª fase do Parque de Ciência e Tecnologia de Coimbra”, refere em nota a auatarquia.
A VentilAQUA, que desenvolve soluções de tratamento e reutilização de águas residuais, tendo em vista a poupança de água e a preservação do ambiente, já tinha investido no lote 10 do iParque, escriturado em dezembro de 2021. “A aquisição do lote 9, contíguo ao já adquirido, permite, assim, o alargamento do investimento desta empresa”, salienta.
A VentilAQUA, fundada em 1997, em Coimbra, já “instalou mais de 700 estações de tratamento de águas residuais em mais de 60 países, sendo responsável pelo tratamento de 57.957.719 metros cúbicos de águas residuais. A empresa investe, de forma contínua, mais de 12% do seu volume de negócios em ID”.
“Recorde-se que a primeira fase do iParque, escriturada em 2010, contempla um total de 18 lotes. Hoje, 13 anos depois, fica 100% ocupada com a venda do lote 9”, realça ainda a edilidade.
A escritura do último lote desta fase foi assinada pelo presidente do Conselho de Administração do iParque, Ricardo Lopes, e pelos administradores da VentilAQUA, Carlos Oliveira e Francisco Oliveira, hoje, na Câmara de Coimbra, na presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, do vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, António Albuquerque.
“Apesar de a primeira fase estar agora totalmente escriturada, há empresas que ainda não avançaram com as obras e consequente instalação no Parque de Ciência e Tecnologia, uma situação que está a ser acompanhada de perto pelo atual Conselho de Administração do iParque, com o objetivo de rapidamente aumentar a presença efetiva de empresas e trabalhadores no local”, sublinha.
A 2ª fase o iParque, cujas obras estão a ser concluídas, disponibilizará sete novos lotes, sendo que já só existem dois disponíveis.